quinta-feira, março 29, 2012

Arrepiou!

O arrepio é definido como um ato reflexo do corpo em resposta a várias sensações sejam elas térmicas (frio, febre) ou emotivas (medo, paixão, contato físico...).
Tais sensações desencadeiam reações em nosso corpo e são transmitidas por terminações nervosas existentes em nossa pele.
Quando você sente arrepio seus pêlos arrepiam porque a pele possui um músculo eretor para cada pêlo. Ao se contrair, o músculo coloca o pêlo em pé. Os pêlos levantados fazem com que uma camada de ar fique parada sobre a pele, funcionando como isolante térmico e evitando a perda de calor.
Os vasos sanguíneos da pele, que também ajudam na regulação da temperatura, de tamanho provocando a redução do volume de sangue que circula em seu interior. Com uma menor quantidade de sangue esfriado circulando, a pele fica mais pálida e há menos perda de calor. Os músculos tremem, também com o objetivo de fazer mais calor e aquecer o corpo.
Concluindo, arrepio é uma forma de o corpo ganhar calor!

Curiosidades:
·         Um animal sentindo-se ameaçado, arrepia-se (eriça os pêlos). E desta forma, aumenta de tamanho, parecendo ao inimigo mais poderoso do que é. Sendo assim, percebe-se que neste caso o arrepio está relacionado a uma situação de medo.
·         A adrenalina é um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais e em momentos de "stress", a quantidade deste hormônio aumenta abundantemente em nosso organismo. Quando é lançada na corrente sanguínea, devido a qualquer fator externo (como por exemplo o medo e o frio intenso) que ameace o bom funcionamento do nosso corpo, ela provoca alterações como o aumento da freqüência cardíaca e reações como o arrepio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixaram sua idéia sobre Peixe da Lua