sexta-feira, dezembro 16, 2011

O amor é QUÍMICA!

Rolou uma química entre nós!
            Será que existe mesmo uma explicação científica para o amor? Afinal, o amor tem algo a ver com a Química? Na verdade O AMOR É QUÍMICA! 
            Mãos suando, coração acelerado, respiração pesada... Todos esses sintomas possuem uma explicação cientifica, são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. A dopamina produz a sensação de felicidade, a adrenalina causa a aceleração do coração e a excitação. A noradrenalina é o hormônio responsável pelo desejo sexual entre um casal, nesse estágio é que se diz que existe uma verdadeira química, pois os corpos se misturam como elementos em uma reação química.” "Existem vários tipos de química necessária nos relacionamentos amorosos Parece que uma variedade de processos neuroquímicos diferentes e estímulos externos precisam se conectar na sequência certa para alguém se apaixonar", afirmou Mark B. Kristal, professor de psicologia da Universidade de Buffalo.

Tudo influência para o começo de um amor: o cheiro, olhar, sorriso... São características distintas para cada ser humano e a atração por cada uma delas depende da preferência e cultura de cada pessoa. Talvez, essa sensação que o amor proporciona não dure por muito tempo, isso seria o chamado “o amor esfriou”, o organismo vai acostumando-se com as substâncias e vai criando uma resistência, então não acontece com tanta freqüência as sensações citadas acima, por outro lado, o cérebro estimula a produção dos hormônios ocitocina e vasopressina, são eles os responsáveis pela atração que evolui para uma relação calma, duradoura e segura.



                                                   Tudo é Química, até o AMOR!

Referências: Líria Alves. Graduada em Química. Equipe Brasil Escola. http://www.brasilescola.com/quimica/a-quimica-amor.htm
Quimicalizando. http://www.quimicalizando.com/curiosidades/a-quimica-do-amor/
Química do amor. http://www.essencialsites.com.br/A%20QUIM%20AMOR.htm

2 comentários:

Deixaram sua idéia sobre Peixe da Lua