sábado, fevereiro 18, 2012

Tecnologia e Consumismo

Seria muito interessante parar e se perguntar: Em que sociedade vivemos?? O mundo busca cada vez mais tecnologia; se tornou mais normal conversar com pessoas que você nunca viu do que ir à casa de um amigo, estamos chegando ao ponto que tudo pode ser resolvido por celular, computador... Aos poucos o convívio está diminuindo e a tecnologia aumentando.



Não sou contra tecnologia, pelo contrário, falo tudo isso por saber na pele o que isso provoca. Há alguns anos atrás reivindicaram a liberdade e hoje, quando a temos, estamos realizando relações pouco humanas e dando lugar a redes sociais, digo isso porque às vezes prefiro conversar com um amigo por redes sociais, por ser mais cômodo, pois estou em minha casa, do que ir à casa do mesmo, independente da distância. Apesar de tudo, a tecnologia nos permite sonhar e ir a diversos lugares, como por exemplo a internet.
O consumismo também faz parte de nossas vidas e acaba sendo a característica mais marcante da sociedade contemporânea, muita gente diz que é normal consumir, realmente, consumir é normal, mas o consumismo não. A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência, já no consumismo à pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na TV e ao apelo dos produtos de marca, a sociedade capitalista da atualidade é marcada por uma necessidade intensa de consumo.

Então lhes pergunto: vivemos em uma sociedade mais consumista ou mais tecnológica??

Minha resposta para essa pergunta seria: como está comum CONSUMIR para ‘viver bem’, acabamos comprando tudo que nos vem à frente, sendo isso necessário ou não; exemplo, tenho um PC, mas por ele não está de acordo com os lançamentos da TV, decido comprar outro, muitas vezes a troca de PC não foi uma das melhores, mas agora ‘tô na moda’, o mesmo vale para um celular, televisão, DVD... Outro exemplo seria as redes sociais, existia o Orkut, mas por está na moda o Facebook você acaba fazendo só para poder dizer aos seus amigos: EU TENHO FACE! EU TÔ NA MODA! Para mim a tecnologia e o consumismo andam juntos, por isso vivemos em uma sociedade tanto consumista como tecnológica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixaram sua idéia sobre Peixe da Lua